quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pergolado

Entrevista para Estado de Minas sobre Pérgolas...

Quem não sabe ainda o que é, dá uma olhadinha na matéria que saiu neste domingo dia 30/09/2012.


Pergolado realça iluminação natural com muito charme no ambienteEstrutura vazada permite a entrada de raios solares no ambiente e garante conforto e sofisticação de maneira muito prática

Júnia Leticia - Estado de Minas
Publicação: 30/09/2012 10:51 Atualização: 30/09/2012 10:56

 (Eduardo de Almeida/RA studio)

Ele imprime sofisticação ao ambiente, pode agregar plantas ornamentais e flores, formando um lindo jardim, controla a incidência de luz e ainda confere um ar contemporâneo aos espaços. Formado por pilares junto a vigas vazadas de madeira, o pergolado pode ser aplicado tanto em áreas externas quanto internas. Também chamado de pérgola, é um elemento decorativo da construção composto de vigas sequenciais espaçadas.

Em residências, os pergolados podem abrigar os mais diversos tipos de ambientes, como explica a arquiteta Giselle Madeira. “Quando cobertos, podem ser usados de diversas maneiras imagináveis, como cobertura de uma área de lazer, varanda e espaço gourmet. Quando são descobertos, podem ser usados em jardins ou varandas propensos às águas da chuva.

 (Eduardo de Almeida/RA studio)

 (Eduardo de Almeida/RA studio)

 (Eduardo de Almeida/RA studio)

As dimensões são relativas ao ambiente em que ele será construído. “Não podemos fazer vigas muito altas e largas se o ambiente for pequeno. Os espaçamentos entre as vigas podem ser explorados de acordo com o ambiente a ser utilizado e com o material. Se for um pergolado de bambu, por exemplo, o interessante é não deixar muito espaço entre as vigas, para não parecer um varal”, explica a arquiteta Giselle Madeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário